Depressão não é frescura!


Eu sei que todo mundo tem um dia ruim. Afinal, quem nunca foi rejeitado por um amor, perdeu alguém muito querido, não foi escolhido para compor o time, sentiu-se feio ao olhar para o espelho, ouviu algo que não gostou ou teve que se submeter a uma circunstância desagradável?

Eu sei que todo mundo pode ficar triste, desanimado, amargurado, sem esperança ou apático. 

Mas eu sei também que é só tomar um banho, colocar uma roupa bonita e sair para espairecer que tudo se resolve. Um dia após o outro, e siga em frente. Pois comigo sempre foi assim e com você também vai ser. Pára de frescura, levanta e sacode a poeira.

"SÓ QUE NÃO!"

Gostaria que fosse simples assim, e com certeza algumas vezes, é mesmo. Mas tem sentimentos de tristeza, apatia, desânimo, que passa dia, passa mês, passa anos e tudo continua do mesmo jeito.

A pessoa já nem se lembra se tem algo ou alguém que foi o estopim de tantos sentimentos ruins, o fato, é que estes sentimentos são vívidos e frescos.

E o pior, é que se alguém vem com aquela conversa, para "sacodir a poeira e seguir em frente" ao invés de ajudar, parece que deixa tudo pior. Faz a pessoa se sentir envergonhada e até culpada de estar passando por tanto dor, sem conseguir se reerguer.

É como se a pessoa se sentisse um "nada". Parece totalmente impotente e sem vontade de mudar. Às vezes, consegue até trabalhar, mas a vida está insípida e sem cor. 

Não dá para desvalorizar os sentimentos de alguém. Muito menos quando a pessoa está vivendo a tal da depressão.

Sabe-se que a depressão tem múltiplas causas. O corpo se mantém refém de uma neuroquímica que o mantém depressivo. Assim como a mente produz sem parar, pensamentos torturantes que mantém o ciclo dos sentimentos negativos. Não é raro a pessoa desejar a morte para se livrar de tamanho tormento.

Depressão não é frescura! Só quem já viveu isso vai entender profundamente o que isso significa.

Mas sem dúvida, a pessoa com depressão precisa de ajuda.

E você pode ajudar, ouvindo-a compassivamente ou indicando o CVV, que é um serviço gratuito de apoio emocional pelo telefone 188 (cvv.org.br).

A maioria das pessoas só conhecem os medicamentos. E em muitos casos, o tratamento medicamentoso se faz necessário. Mas isso não exclui buscar ajuda de outros profissionais também. E você pode ajudar muito, ao encaminhar a pessoa depressiva para um profissional.

Aliás, escrevi um livro que traz abordagens e pontos de vista não convencionais que trazem mais leveza para o dia a dia destas pessoas. 

Vou disponibilizar o primeiro capítulo do meu livro "Viver mais Leve: como acessar mais facilidade e leveza fluindo com a vida como ela é!". Confira aqui https://larasilva.com.br/ofertalivro

Grande abraço

Lara Silva

Postar um comentário

0 Comentários