Lição 1 - Aquele diploma não significa nada (UCEM)

 


Lição 1 - Nada do que eu vejo neste quarto [nesta rua, desta janela, neste lugar] significa coisa alguma.


Como prometi, no primeiro artigo dessa série, vou compartilhar a minha experiência com a lição 1 no livro "Um curso em milagres" (UCEM).

Passei 1 minuto olhando as coisas à minha volta e pensando:

Essa mesa não significa nada.

Esse sofá não significa nada.

Aquele prédio não significa nada

Aquele corpo não significa nada

Aquele ... não significa nada.


Era essa a orientação da lição 1, ver e dizer que isso ou aquilo "não significa nada". Poderia ser qualquer 'coisa' que estivesse no campo de visão. 

Comecei com um certo frio na barriga por achar que seria chato o exercício e ainda bem que era só um minuto. Mas confesso que me surpreendi e comecei a me divertir. Mas algumas 'coisas' foram desconfortáveis de dizer:

Essa mandala não significa nada.

Esse diploma não significa nada.

Aquele céu não significa nada.

A mandala, o diploma e o céu tem significados especiais para mim, e senti meu apego por eles. Parecia que não estava certo dizer que não significavam nada. O significado dessas coisas me pareciam importantes demais para eu desapegar. Mesmo assim, eu fiz!

Mas depois da segunda vez que repeti o exercício, como é sugerido, percebi algo estranho. Eu comecei imaginar como seria o contrário, se as 'coisas' me observassem e dissessem que eu não significo nada.

Se por um lado, sempre procurei um significado mais profundo das 'coisas', por outro, passei anos praticando abrir mão do julgamento para ser mais útil para oferecer apoio emocional. E de repente, me percebi rodeada de 'coisas' que me 'percebem' de modo tão neutro, sem nenhum julgamento, que foi um alívio.

Para a mesa ou para o meu diploma, eu significo nada. Não importa se eu sou feia ou bonita, pobre ou rica, medrosa ou corajosa, infeliz ou feliz, má ou boa, as 'coisas' ao meu redor me 'veem' totalmente sem julgamentos. Eu não preciso parecer nada diferente do que eu sou, e ainda assim, eu faço parte do contexto. 

Não sei o motivo, mas simplesmente veio essa sensação de me sentir incluída sem julgamentos e foi ótimo!

E se desejar você pode me acompanhar e compartilhar nos comentários suas próprias percepções dos exercícios. Clique aqui e SIGA-ME! 

Até a próxima!


Artigo relacionado e link para os exercícios: Como eu encontrei o livro "Um curso em milagres" (UCEM)

Veja mais artigos aqui! 

Postar um comentário

0 Comentários